Por Camilla Shaw e Isabella de Oliveira
A UFF recebe em Novembro a 7ª edição da SUA, Semana Universitária do Audiovisual. O evento tem por finalidade integrar alunos de cinema, que ainda estão muito dispersos, e promover o encontro e o debate do Cinema Universitário. Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o tema desta edição será “O Processo e a Criação”. Serão quatro dias de evento, de 14 a 17 de novembro, e contará com exposição de curtas, projetos acadêmicos, iniciações científicas e monografias, que serão expostas em mesas de debate e mostras não-competitivas. Rodas de conversa, oficinas e festas complementam a programação.
A Semana irá priorizar o debate sobre produções audiovisuais e pesquisas contemporâneas. “Vamos tentar trazer para o contemporâneo, os filmes que estão sendo feitos e os debates atuais”, explica Guilherme Farkas, organizador da comunicação do evento. Profissionais em atuação no cinema, e vencedores de premiações também vão compartilhar suas experiências na produção de filmes nacionais.
Pela segunda vez, a Semana é realizada fora do estado de São Paulo. Marcella Coppo, uma das organizadoras dessa edição, explica o motivo da mudança: “As universidades paulistas foram as criadoras do evento. Existia pouca mobilização dos estudantes de irem à Semana, talvez por ser um evento muito novo, e por isso existia um certo medo de que a Semana deixasse de existir se fosse sediada em alguma universidade fora de São Paulo”. Para Farkas, o objetivo agora é tentar descentralizar esse eixo Rio-São Paulo, e buscar cineastas das regiões Norte e Nordeste, que se destaca por sua influência crescente no cinema nacional.
A inscrição é restrita apenas a pessoas matriculadas em graduações de audiovisual ou já graduadas, e possui uma taxa de R$70,00. Com uma média de 400 inscritos pelo site e 200 pagantes, o evento irá oferecer oficinas com certificados. Palestras e debates serão abertos ao público em geral.
Confira a programação completa e a fanpage do evento
0 comentários: