Navigation Menu

Tatuagem tem história

*Por Carina Lamonatto e Thais Ximenes


Mapa


A tatuagem não é uma invenção dos novos tempos. Arqueólogos já encontraram uma múmia egípcia do sexo feminino que teria vivido entre 2160 a 1994 a.C com desenhos gravados na região abdominal. Apesar de não terem certeza, pesquisadores acreditam que os desenhos faziam parte de rituais religiosos de fertilidade. Charles Darwin chegou a registrar que a maioria dos povos do planeta conhecia alguma técnica de tatuar o corpo, pelos mais diferentes motivos.




[caption id="attachment_3287" align="alignright" width="266"]Tribos do Taiti tinham o corpo todo coberto por tatuagens Tribos do Taiti tinham o corpo todo coberto por tatuagens[/caption]

Tribos do Taiti acreditavam que a arte da tatuagem foi ensinada pelos deuses, e por isso tinham o corpo todo coberto por desenhos. O capitão britânico James Cook, quando visitou a Polinésia pela primeira vez em 1768, ficou encantado com as pinturas nos corpos dos nativos, e levou para o resto do mundo a palavra tatto, uma derivação de tatau – expressão usada pelos polinésios em referência ao barulho que o martelinho fazia nos ossos de animais que eram utilizados como agulha na época.


O encantamento de James Cook se espalhou pelos marinheiros ingleses, e a tatuagem virou mania entre os navegantes. No entanto, em 1879 o governo britânico começou a utilizar a tatuagem para marcar os criminosos. Foi o primeiro momento em que a tatuagem começou a ser vista como uma característica negativa, associada aos marginais.


Para completar a construção do preconceito com a tatuagem, a maioria das religiões considera pecado o ato de modificar o corpo. No princípio do Cristianismo, a tatuagem era considerada um costume pagão. Em 787 d.C, o Papa proibiu a tatuagem, por considerá-la um vandalismo contra o próprio corpo. No Judaísmo, os judeus tatuados não podem ser sepultados em cemitérios judaicos.


Já no Hinduísmo, religião dominante na Índia, fazer uma marca definitiva na testa é uma prática difundida, pois a cultura hindu acredita que essa prática pode aumentar o bem estar espiritual. Nas cerimônias de casamento hindus, é comum que a mulher esteja coberta com desenhos feitos com tinta hena, como forma de embelezar ainda mais a mulher.




[caption id="attachment_3290" align="aligncenter" width="300"]É costume nos casamentos hindus que as mulheres sejam pintadas com tinta hena É costume nos casamentos hindus que as mulheres sejam pintadas com tinta hena[/caption]

Até 1891 as tatuagens eram feitas de forma artesanal, utilizando a mesma técnica que James Cook observou no Taiti mais de cem anos antes. Mas o imigrante irlandês em Nova York, Samuel O’Riley, inventou neste ano a primeira máquina elétrica de tatuagem. A invenção de O’Riley permitiu que técnica da tatuagem fosse cada vez mais aprimorada, contribuindo para que tatuadores pelo mundo realizem verdadeiras obras de arte em que a pele é a tela.


Quer saber mais curiosidades sobre tatuagem pelo mundo? Acesse o mapa!


Conheça mais histórias!


AlessandraAna Sofia • Katarina • Renata • Laís e Rachel


Senha para ler 'Pra que julgar?': TATUAGEM

0 comentários: