Navigation Menu

Biblioteca Pública de Niterói: espaço de cultura e entretenimento

Por Jader Colombino, Juliana Caldeira e Sabryna Teixeira




[caption id="attachment_3497" align="aligncenter" width="470"]Biblioteca Pública de Niterói trouxe um novo conceito e passou a ser um espaço de cultura e entretenimento. Foto: Site. Biblioteca Pública de Niterói trouxe um novo conceito e passou a ser um espaço de cultura e entretenimento. Foto: Site.[/caption]

A Biblioteca Pública de Niterói funciona hoje não apenas como espaço de leitura e pesquisa, mas como um centro de cultura, interação e entretenimento. Agora, é possível ir à biblioteca e se perder por horas nas salas de convivência, brinquedoteca, sala de audiovisual, salas de exposições, participar de saraus de poesia, e muitas outras atividades que acontecem  nesse novo espaço de encontro da comunidade niteroiense.


Desde sua reinauguração,  em julho de 2011, a biblioteca foi transformada num modelo similar ao da Biblioteca Parque de Manguinhos.Essa adotou o conceito de biblioteca-parque, um modelo contemporâneo trazido da Colômbia, em que se oferecem atividades culturais e o usuário usufrui do espaço da maneira como achar mais proveitoso. Entenda um pouco mais sobre o conceito biblioteca-parque.


E o que tem a nova Biblioteca?


A Biblioteca Pública de Niterói tem hoje um espaço humanizado e agradável, com salas de convivência, sofás e  miniestantes móveis. Além disso, possui cinquenta computadores e vinte e quatro notebooks com acesso à internet, brinquedoteca e até uma sala de audiovisual, na qual o usuário pode assistir a filmes ou ouvir música. Possui também um acervo de sessenta mil itens, incluindo livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, dvds, músicas digitalizadas, livros e equipamentos em braille e  salas apropriadas para exposições, saraus de poesia, peças teatrais, shows de músicas e leitura dramatizada.


Entre uma das atividades culturais que são desenvolvidas na biblioteca, está o projeto "Era uma vez," que tem apresentação de peças de teatro uma vez no mês, oficinas de origami, lançamentos de livros, exposições de quadros, rodas de conversa com profissionais e rodas de leitura. Esse projeto é desenvolvido pela professora de literatura Mozilene.


Visite o site da Biblioteca.



[gallery type="slideshow" ids="3491,3490,3489,3488,3487,3482,3483,3484,3485,3486,3481"]



 

0 comentários: