O Rio de Janeiro adotou o conceito de biblioteca-parque em algumas bibliotecas no estado, como a de Manguinhos, da Rocinha e a de Niterói. A ideia é que esses locais não sejam espaços silenciosos, mas lugares que se aproximem de centros culturais, com ampla acessibilidade, a realização de atividades culturais e a promoção de leitura nos mais diversos suportes.
O conceito de biblioteca-parque surgiu em Medellín, na Colômbia. Considerada, até meados dos anos 1990, uma das cidades mais perigosas do mundo, Medellín colocou em prática uma série de medidas para promover o bem estar social e a segurança pública. Entre campanha de desarmamento, formação de mediadores de conflitos de bairro e melhor transporte público, estava a ideia de levar os livros para perto das chamadas zonas de risco, a periferia pobre e marginalizada.
A cidade investiu 40% do orçamento municipal em educação e 5% em cultura. Parte dessa verba serviu para construir cinco centros culturais. A ideia é que ela não é apenas um depósito de livros, é também um espaço para cursos, exposições, acesso à internet, sala de vídeos e pesquisa. No caso particular da bilioteca-parque España, no topo de um morro de Medellín, também é obra arquitetônica com status de arte, erguida em três imensos blocos de pedra.
A biblioteca-parque tem um conceito mais amplo do que a tradicional, vai além de ter um acervo literário e de oferecer empréstimos de livros. O usuário pode folhear os livros, espalhadas por todo o espaço, à vontade. A unidade foca na formação de leitores, porque propõe cursos e oficinas.
Conceito trazido da Colômbia é adotado em bibliotecas no Rio
em
7.12.13
Por
O Casarão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
[…] Desde sua reinauguração, em julho de 2011, a biblioteca foi transformada num modelo similar ao da Biblioteca Parque de Manguinhos. Essa adotou o conceito de biblioteca-parque, um modelo contemporâneo trazido da Colômbia, em que se oferecem atividades culturais e o usuário usufrui do espaço da maneira como achar mais proveitoso. Entenda um pouco mais sobre o conceito biblioteca-parque. […]
ResponderExcluir