Navigation Menu

Conheça um pouco da história da artista Edith Derdyk

[caption id="attachment_3619" align="aligncenter" width="470"]Foto: Sabryna Teixeira Foto: Sabryna Teixeira[/caption]

Edith Derdyk é formada em Artes Plásticas pela FAAP.


Escreveu e ilustrou três livros infantis: Estória Sem Fimmm, O Colecionador de Palavras e A Sombra da Sandra Assanhada. Atualmente tem parceria com o músico Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada.


Publicou dois livros teóricos: Formas de Pensar e o Desenho e O Desenho da Figura Humana.E também livros de artista, como Linha de Costura, Vão, O que fica do que escapa, Fresta e Fiação.


Realizou diversas mostras individuais em espaços institucionais e galerias brasileiras e internacionais desde 1981. Também participou de mostras coletivas organizadas por importantes críticos brasileiros como Aracy Amaral, Agnaldo Farias, Angélica de Moraes, Fabio Magalhães.


Ela coleciona muitas premiações, como a Bolsa de Artista Residente do The Banff Centre (Canadá), Prêmio Porto Seguro de Fotografia, Bolsa de Artista Residente no Bellagio Center (Itália), entre outros. Possui obras em importantes coleções públicas, como o MAM SP, MAM Bahia, Museu de Arte de Brasília, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros.


Atualmente ministra cursos livres e de aprofundamento para professores no Instituto Tomie Ohtake, Collégio das Artes e Fullframe, Escola de Fotografia e b_arco/galeria Virgílio.


Nesse vídeo da Casa de Cultura Israel, Edith fala sobre sua história com a arte, e especificamente como surgiu seu interesse pela linha.


Você pode conhecer um pouco mais do trabalho dessa artista que esteve na aqui na Universidade Federal Fluminense durante o evento Interfaces 2013. Basta acessar o site  de Edith.


 


Conheça o Projeto Palavra Cantada


Assista  o vídeo que Edith conta sobre seu interesse pela linha


 Interfaces recebe a artista Edith Derdyk em sua primeira edição


Acesse o site de Edith Derdyk

Um comentário: