Navigation Menu

É para lá que eu vou!

Por Ana Carolina Assayag, Ana Carolina Paradas, Cindy Borges, Daniela Tupinambá e Marina Riker


Muitas pessoas sonham em fazer intercâmbio e ter a possibilidade de estudar em um lugar diferente, ter contato com uma nova cultura, conhecer todo o tipo de gente e ainda por cima treinar uma segunda língua. Melhor ainda é quando esse sonho pode se tornar realidade.


Atualmente existem vários programas que contemplam os estudantes universitários com bolsas, totais ou parciais, para estudar fora do país. Além dos programas das próprias universidades existe também o Ciência sem fronteiras.


A iniciativa utiliza até 25 mil bolsas por ano para promover intercâmbio, de forma que os alunos de graduação e pós-graduação possam estagiar no exterior e manter contato com sistemas educacionais competitivos. Além de incentivar os alunos brasileiros, o programa busca por pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil e cria oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Desde o início do projeto, 15.141 alunos dos cursos de graduação foram contemplados com bolsas. Entre os países mais concorridos aparecem: Portugal, Reino Unido, Alemanha, Canadá, França e Espanha. O destino mais procurado é o Estados Unidos, com cerca de 2.927 estudantes participantes por ano.


Louise Dias, estudante de Desenho Industrial da UERJ, estava prestes a se formar quando se inscreveu no Programa e conseguiu a tão sonhada bolsa de estudos para os EUA. A novidade gerou insegurança, mas também muita empolgação. Ela conta que no começo foi difícil lidar com a distância da família, dificuldades com a língua e o nível de dificuldade da faculdade, mas que com o tempo tudo melhorou. Além de complementar seu conhecimento, Louise ainda iria ganhar uma incrível experiência com um estágio. Aprender a se virar sozinha, praticar outra língua, conhecer uma nova cultura, fazer amigos estrangeiros, conhecer países vizinhos... Só alegria!




[caption id="attachment_3779" align="aligncenter" width="300"]Louise Dias em intercâmbio nos EUA Louise Dias em intercâmbio nos EUA[/caption]

Fernanda Costantino, Wesley Prado e Luísa Mello, estudantes de Jornalismo da UFF, conseguiram a oportunidade do intercâmbio dentro da própria universidade. Eles estão em Madrid aproveitando um período de seis meses e, assim como Louise, descobrindo um mundo novo. Fernanda tem expectativa de ganhar fluência no espanhol, fazer novos amigos, adquirir maiores responsabilidades, aprender a lidar com contratempos e novas maneiras de ser, agir e pensar durante o intercambio. Ela conta que a troca de experiências tem sido muito interessante: “As pessoas aqui também querem saber sobre mim, da minha experiência, do meu país”.




[caption id="attachment_3780" align="aligncenter" width="300"]Fernanda, Wesley, Luísa e amiga estrangeira em um bar de Madrid Da esquerda para a direita: Wesley, Fernanda, amiga estrangeira e Luísa em um bar de Madrid[/caption]

Fernanda também contou sobre sua maior preocupação: dinheiro! “A oportunidade é única e o dinheiro tem que dar para tudo. São seis meses que devem ser aproveitados ao máximo!”. Ela conta que também pretende aproveitar sua estadia na Europa para conhecer outros países.


Para Fernanda, quem pretende fazer intercambio não deve desistir nem se abater pelo medo ou insegurança. “Quando chegar ao destino da viagem, não vai mais querer voltar. É uma experiência incrível. Você descobre um mundo todo novo e conhece pessoas de todos os tipos e com ideias completamente novas, o que abre muito seu horizonte. As coisas podem não ser tão baratas como você espera, mas só juntar uma grana e você consegue. Eu não tenho lá muito dinheiro e consegui. Vale a pena o esforço, de verdade!”


Confira o vídeo com os melhores momentos dos alunos: Fernanda, Wesley e Luísa durante o intercâmbio na Europa.







Links úteis

Programa Ciências Sem Fronteiras


Programa de Intercâmbio UFF

Programa de Intercâmbio UFRJ

Programa de Intercâmbio UERJ


Programa de Intercâmbio PUC-Rio

0 comentários: