Navigation Menu

Quebrando o Tabu

Como dor e prazer podem andar juntos na intimidade dos casais. As sensações de dor e de prazer, aparentemente estão completamente distantes uma da outra, por motivos óbvios. Suas respectivas definições no dicionário, por exemplo, colocam uma em oposição à outra. Porém, um estudo publicado na revista Neuron garante que o sistema neural responsável por essas duas sensações no cérebro humano é o mesmo. Quando uma pessoa é submetida a processos dolorosos, a área do cérebro relacionada à compensação e ao prazer é estimulada antes das áreas do cérebro responsáveis pelo processamento de estímulos dolorosos. Dor e prazer, portanto, compartilham o mesmo método de avaliação da parte do cérebro.


Existem muitas pessoas que preferem ter em suas relações sexuais essa mistura, e o tabu que sempre existiu acerca da discussão mais aberta de temas sexuais parece estar perdendo espaço na sociedade. Um exemplo disso aqui no Brasil foi o aumento nas vendas de acessórios e produtos voltados para o público adepto do sadomasoquismo (práticas sexuais ligadas a dor e prazer), após o sucesso da trilogia de “Cinquentas Tons de Cinza”, série literária que conquistou o público feminino de nosso país com grande força. Se comparado ao ano de 2011, houve um crescimento de 35% dessas vendas no Brasil, no ano de 2012. Em entrevista, a dona de sexshop Roberta Alves confirmou essa tendência atual, proporcionada com a explosão da série aqui no Brasil.


"Com certeza as vendas aumentaram com o sucesso da série. E o público que mais consome esse tipo de produto, sem dúvidas, é o feminino, mais na faixa dos quarenta anos."

0 comentários: