Navigation Menu

Rio de Janeiro também é cultura

Por Mayara Azevedo e Natália Nunes


É fácil achar programas culturais na sua cidade? Para os moradores do Rio de Janeiro, a resposta é sim. Com boa parte da história do Brasil – em especial do período Imperial - guardada no centro  da cidade, os belos prédios dos séculos 19 e 20 abrigam museus e centros culturais que não se limitam a contar os fatos – muitos espaços oferecem programação intensa e funcionam como cenários para exposições temporárias, mostras de cinema, apresentações de música, teatro e dança. E o melhor: a maior parte por um preço acessível.


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), por exemplo, recebe até janeiro de 2014 a exposição “Obsessão Infinita”, da artista Yayoi Kusama. Nas mais de 100 obras expostas, a artistas transpõe para telas, roupas, vídeos, esculturas e até para corpos nus as formas e cores psicodélicas que enxerga em suas alucinações. A exposição, que já passou por cidades como Londres, Paris e Nova York, chega ao Brasil pela primeira vez e tem a entrada gratuita.




[caption id="attachment_3642" align="aligncenter" width="300"]IMG_4641 Obsessão Infinita - Foto: Mayara Azevedo[/caption]

A novidade atraiu o operador de máquinas André Oliveira, de 30 anos. “Eu fiquei sabendo através de amigos que vieram e gostaram. Então, eu quis conferir e gostei bastante. Eles oferecem uma estrutura muito boa”. André acredita que a gratuidade seja um facilitador “Muita gente não pode pagar e algumas não querem mesmo, preferem fazer outras coisas. Por isso, acho legal ser de graça, porque facilita o acesso de todo mundo”. A estudante de Engenharia Indiara Firmino, de 21 anos, também conferiu a exposição. Ela conta que é frequentadora assídua dos centros culturais. “Eu venho sempre, porque gosto muito de arte e de fotografia. Eu vinha quando era pequena, com os meus pais, e acabei criando o hábito.”


Outra opção é o recém-inaugurado Museu de Arte do Rio, o MAR. No Museu, é possível contemplar exposições flutuantes sobre diversos temas. Além disso, o MAR possui um andar reservado permanentemente para exposições sobre a Cidade Maravilhosa. Até março do ano que vem, esse espaço exibe a “imagináRio”, mostra sobre a construção social da paisagem carioca. A entrada para o Museu é de R$8,00, com meia-entrada e gratuidade para alguns grupos, especificados no site. Além disso, toda terça-feira o Museu oferece entrada franca para todos.




[caption id="attachment_3637" align="aligncenter" width="300"]imagináRio - Reprodução imagináRio - Foto: Reprodução[/caption]

A assistente Social Domingas Rocha, de 73 anos, aprovou “Eu sou apaixonada pela cidade. Adorei a exposição”. Ela conta que sempre procura as opções de cultura da cidade “Eu tenho o hábito. Desde pequena eu gosto de ler, visitar museus, ira ao cinema. Toda cultura me interessa. As pessoas tinham que ter mais consciência e tempo para desfrutar dessa cultura toda, porque tem muita opção boa”.


Confira aqui uma lista com os principais pontos culturais do Rio de Janeiro.

0 comentários: