Navigation Menu

O Casarão nº 5

Ao avesso

A quinta edição do CASARÃO traz em sua capa uma das questões mais polêmicas atualmente: a redução da maioridade penal. O tema, que não é tão recente, vez ou outra volta a ser a bola da vez, principalmente graças a uma forcinha da grande mídia - que noticia uma enxurrada de crimes bárbaros cometidos por menores de idade em um curto espaço de tempo. Em meio à polêmica que divide a opinião da sociedade, O CASARÃO traz um viés geralmente desprezado: o abandono dos menores por parte da sociedade.

E o Estado omisso fica evidente em outra reportagem deste edição: Analfabetismo. A Pnad de 2012 revelou que, pela primeira vez, nos últimos 15 anos, as taxas de analfabetismo cresceram no país. Cabe a nós, jornalistas, questionar e investigar o porquê deste dado alarmante.

A edição traz também uma reportagem sobre os "card games" e um entrevistado conhecido por todos do IACS. Não estamos falando de um professor, mas do nosso pipoqueiro, sem dúvida, uma figura de tradição na casa rosa.

E por falar em tradição, esta é uma das grandes preocupações dos moradores de Santa Teresa. Com a proximidade dos grandes eventos e o foco no turismo, o Governo do Estado não poupa esforços (nem verba) para investinr na reforma do sistema de bondes. Resta saber se as melhorias vão agradar a todos, principalmente a população local.

Por fim, o jornal continua sua trajetória de acompanhar as desocupações na cidade do Rio de Janeiro. Parece que o relógio está cada vez mais acelerado para as comunidades que estão no caminho das ambições dos Governos Federal e do Estado. Chegou a hora de conhecermos o fim da linha em Manguinhos.

Abram portas e janelas!

Para ler a versão online, clique aqui

0 comentários: