Por Mariana Farias e Luísa Vianna
A praia de Itacoatiara, em Niterói, está entre as melhores praias do país para a prática do surf. Como essa praia tem seu quadrante voltado para o sul, recebe de frente essas ondulações que formam boas ondas para surfistas. Mas, o verdadeiro tesouro de Itacoatiara é a ondulação de sudoeste com vento terral, que forma ondas gigantes e com perfeita formação que fazem a alegria dos big riders, que são os surfistas que encaram ondas de mais de 6 metros.
[caption id="attachment_4859" align="aligncenter" width="423"]

Aos que preferem as profundezas de suas águas, existem diversos pontos favoráveis ao mergulho amador e profissional, desde que o mar, frequentemente agitado, resolva dar uma trégua, deixando a suspensão baixar.
Quem mergulha na região ainda consegue encontrar uma boa variedade de espécies de peixes, dos mais variados tamanhos, devido ao acidentado relevo aquático que possibilita a existência de uma infinidade de “tocas”. Um dos pontos mais disputados, em suas proximidades, é o da Enseada do Bananal.
[caption id="attachment_4745" align="alignnone" width="336"]

A praia de Itacoatiara é pequena e tem cerca de 700 metros de extensão e fica entre duas montanhas: o Costão pelo lado esquerdo (leste), e Andorinha pelo lado direito (oeste). A pedra do Pampo divide a praia em duas: praião e prainha.
A partir da Década de 50 todo bairro foi loteado. Os primeiros donos do lugar foram Mathias Sandri e Francisco Felício. O bairro tem uma única via de acesso rodoviário, propiciando-lhe condições de segurança não vistas em qualquer outro bairro da Região Oceânica. Apenas uma linha de ônibus faz a ligação de Itacoatiara com o Centro do município.
A declividade dos maciços montanhosos que circundam Itacoatiara impede uma ocupação desordenada de seu espaço, pois conforme observado no macrozoneamento - Região Oceânica de Niterói (Plano Diretor de Niterói / 1992), as encostas do Morro das Andorinhas e do Alto Mourão, são indicadas como “Zona de Restrição à Ocupação Urbana”. No entanto, mesmo antes da vigência desse Plano Diretor, as encostas de Itacoatiara já permaneciam desocupadas. Porém, hoje já existem algumas ocupações no morro das Andorinhas.
[caption id="attachment_4800" align="alignleft" width="413"]

Itacoatiara é um bairro extremamente arborizado e isso não ocorreu por acaso. Na década de 70 o diretor do Jardim Botânico de Niterói se mudou para lá, levando a ideia de plantar árvores e batizar as ruas com nomes de plantas. A arquitetura das casas até hoje ainda leva aquele ar de interação com a natureza, mas algumas já substituem árvores e plantas por concreto e cimento, numa arquitetura não harmônica com o bairro. As ruas ainda não são asfaltadas segundo o desejo de seus moradores. Essa preferência pelo não calçamento das ruas tem duas razões principais, uma delas é a preservação do ar de cidade do interior e o outro, mais objetivo, é a continuidade do abastecimento natural do lençol freático do bairro.
O clima do lugar é subtropical, com temperaturas entre 20ºC no inverno e de 40ºC no verão. Período de chuvas entre os meses de dezembro e março, geralmente na parte da tarde. Praia ensolarada o ano todo, sombras de árvores de flores, plantas tropicais, palmeiras, coqueiros e árvores nativas da Mata Atlântica.
Para aqueles que gostam de fortes emoções, Itacoatiara oferece trilhas e escaladas atraentes, num panorama rodeado pelo mar, pela mata da Serra da Tiririca* e por picos rochosos que chegam a alcançar mais de 400 metros de altitude, como é o caso da Pedra do Elefante.
[gallery ids="4830,4831,4832,4833,4834,4835,4836,4839"]
0 comentários: