Navigation Menu

Como comer pela Internet

Por Cecilia Aguilera


Alguém me falou uma ingredientesvez que esta é a melhor época para os amantes da comida. Não podia ter falado maior verdade, pois graças aos descobrimentos tecnológicos que nos ajudam a conectar o mundo todo, a gastronomia de diferentes tipos, cores e sabores estão mais perto que nunca. Já não precisa mais ir até o honorável Japão para desfrutar do sushi ou viajar até a Índia para degustar os exóticos aromas de seus temperos.


Muitas são as pessoas ao longo da história que tiveram que deixar seus países natais para procurar uma vida melhor em outra parte do mundo, e com eles suas tradições, onde entram as culinárias, também viajam. É por isso que no mesmo Rio de Janeiro pode-se almoçar comida árabe e jantar num bom restaurante italiano. E graças à Internet, encontrar aqueles locais se converte em uma tarefa bem fácil. Existem sites especializados no tema, como Guia dos Restaurantes  e outros que não só falam de gastronomia, mas também de outras atividades relacionadas com o ócio, como por exemplo, o conhecido TripAdvisor. Nunca é demais se deixar aconselhar pela experiência de outros bons comilões através de blogs ou sites comunitários como Couch Surfing.




[caption id="attachment_5185" align="alignright" width="221"]pimentao recehado Pimentão recheado - Receita griega de Comida e Receitas[/caption]

Mas não só a comida está mais perto no momento de comê-la, mas também quando falamos de cozinhá-la. Mais uma vez com esta grande ferramenta que é a Internet, as técnicas e métodos das diferentes receitas do mundo não serão mais um mistério, mas um entretenimento ao alcance da mão. Um dos melhores sites de gastronomia brasileiros é Cyber Cook, onde não só podemos encontrar receitas, mas também vídeos que explicam diferentes técnicas usadas na cozinha, como pode ser o banho Maria, separar a clara da gema do ovo ou picar cebola. No seu Facebook contam com 348.003 curtidas e seu sucesso levou os criadores a desenhar um aplicativo para iPhone e Android. Outro site com um estilo similar é Tudo Gostoso, que embora seja menos interativo que o anterior, tem no seu Facebook mais de 2,5 milhões de curtidas. Se o que procuramos é algo mais internacional, podemos dar uma olhada ao site Comida e Receitas que separa as receitas em diferentes nacionalidades, inclusive a gastronomia brasileira, em diferentes regiões do Brasil.


Muitos não ficam satisfeitos só escrevendo e se atrevem a fazer vídeos passo a passo das receitas, que partilham depois em canais de YouTube. Normalmente eles são dirigidos por fãs da cozinha não profissionais. Mas não por essa ração sua cozinha é menos gostosa. Além de sempre acompanharem suas dicas e receitas de piadas que fazem mais ameno o visusl do vídeo. A maior parte dos video-bloguers culinários se concentram em receitas fáceis, baratas, que demoram pouco tempo para fazer e que são muito gostosas e populares. Aqui no Brasil há uma grande quantidade de gêneros para escolher (veja aqui uma lista do top 10 de canais culinários brasileiros). O canal de comidas locais mais popular, O Rolê Gourmet, fechou suas publicações há uma semana, mas com certeza daqui a pouco um novo canal aparecerá para completar esta lista tão apetecível.




[caption id="attachment_5186" align="aligncenter" width="646"]role gourmet O Rolê Gourmet[/caption]

E se você não ficou convencido com todas estas opções, pode usar os aplicativos para smartphone, que também somam uma boa quantidade de endereços para amantes da cozinha e da mesa. Fáceis de usar e susceptíveis de levar na algibeira (dentro do celular) podem ser os melhores livros de receitas (aqui podem dar uma olhada nos melhores aplicativos de cozinha nacionais).


Com todas estas pessoas e máquinas ajudando, você não poderá usar a desculpa de que não sabe cozinhar, pois nunca foi tão fácil aprender como agora, “a melhor época para os amantes da comida”. Bom apetite!

0 comentários: