Navigation Menu

Vem pra rua!

Por Gustavo Xavier, Lucas Farizel e Marcos Kalil

[caption id="attachment_4721" align="aligncenter" width="383"]DSC07817 Centenas de colecionadores do álbum da Copa ocupam o espaço público para trocar figurinhas[/caption]

O aposentado Jobel Pereira, 77 anos, já colecionou muitos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. “Não lembro bem o ano, mas colecionei alguns, antes de 1970”, afirmou ele. No entanto, é neste ano que o militar reformado parece estar tendo a maior diversão. “Comprei o álbum na semana passada para o meu neto. Colecionamos juntos. Ele leva as repetidas pro colégio e volta para colar comigo. Todo fim de semana, nós frequentamos aqui”, explicou.


No último mês, a esquina da rua Tavares de Macedo com a Presidente Backer, em Icaraí, vem atraindo um público amplo. Ali, avôs, pais, amigos, crianças e adultos, homens e mulheres têm se aglomerado nos finais de semana para trocar figurinhas e - por que não? - bater um papo, animando-se para a Copa do Mundo a se realizada no Brasil.


O local chega a reunir 600 pessoas e, segundo José Carlos, 52 anos, dono da banca da rua, este nem tem sido o ano mais movimentado. “Esse ponto já existe, há uns 15 anos. O movimento é mais na Copa do Mundo. Campeonato Brasileiro também tem esse movimento, mas é muito menor”, contou o jornaleiro. Ao contrário do que se espera, os colecionadores aparecem todos os dias. “No final de semana e feriados, esse é o point da rapaziada para troca, mas todo dia tem gente aqui”, completou.




[caption id="attachment_4722" align="aligncenter" width="402"]DSC07819 Vendedores de figurinhas avulsas são opção para os colecionadores menos pacientes[/caption]

Pais do Pedro Cardoso, de 5 anos, a professora de inglês Luana Silva, 33 anos, e o engenheiro civil Pedro Cardoso, 34 anos, acreditam que a experiência do maior evento de futebol do mundo não é igual sem a coleção do álbum de figurinhas e, por isso, fazem questão de introduzir o filho nessa atividade. “Nós queremos que o Pedro sinta a emoção da Copa, colecionando as figurinhas. Faz toda a diferença. Ele não entende tudo, mas quer completar logo”, afirmaram eles.


A docente também observou de forma positiva a ocupação do espaço público. “Infelizmente, pela violência e tudo mais, deixamos de ocupar as ruas. Essas atividades nos fazem ir às ruas, que é nosso direito, e fazer uso desse espaço. O Pedro adora!”, comentou Luana. Nem mesmo os recentes casos de violência, em Icaraí, a assustaram. “Eu fico com um pouco de medo porque tem tido muito tiro em Niterói, mas a gente tem vindo todo fim de semana”, confessou.


Não é só a barreira do medo que tem sido vencida, mas também as diferenças de gênero. Elisa Ribeiro, 22 anos, estudante de medicina, coleciona pela primeira vez um álbum cujo tema aborda o futebol, e não se sente discriminada. “As pessoas querem é completar o álbum. Não interesse se é branco, preto, homem, mulher”, contou ela. “Tem muita menina colecionando. Eu, por exemplo, nem gosto de futebol, mas a gente dá aquela animada na Copa e essa troca de figurinhas é sensacional”, completou.


Relembre a escalação de seleções recentes em álbuns anteriores


Saiba onde trocar suas figurinhas:


Rio de Janeiro


- Rua Uruguaiana: de segunda a sexta-feira, a partir de 11h30, na esquina com a Rua do Ouvidor (em frente à Leader).
- Praça Pio XI: de segunda a sexta-feira, a partir das 16h.
- Banca Vanzillotta (Rua do Catete, 170): todo sábado às 11h.
- Bangu Shopping: todo sábado, a partir das 11h.
- Botafogo Praia Shopping: todos os sábados, a partir das 10h, na praça de alimentação.
- Feira de Domingo (Campo Grande): todos os domingos, a partir das 9h, em frente ao Na Moral Bar.
- New York City Center: todos os sábados, a partir das 15h, e todo domingo, a partir das 17h, em frente à Saraiva.
- Norte Shopping: todos os sábados, a partir das 14h, no chafariz do Outback.
- Passeio Shop: todos os sábados, a partir das 14h, no segundo piso.
- Saraiva da Ataúlfo de Paiva: todos os sábados e domingos, a partir das 17h.
- Shopping Leblon: todos os sábados, a partir das 10h, na praça de alimentação.
- Shopping Tijuca: todas as sextas-feiras, a partir das 16h, na parte externa; e sábados e domingos, a partir das 15h, no interior do shopping, em frente à banca de jornal.
- Shopping Village Mall: todos os sábados e domingos, a partir das 17h, na Saraiva.
- Supermercado Intercontinental: todos os domingos, a partir das 9h, no estacionamento.

Niterói


- Na esquina das ruas Tavares de Macedo e Presidente Backer: todos os sábados e domingos, a partir das 9h.
- Plaza Shopping: todos os sábados, a partir das 14h (Praça de Alimentação).


São Gonçalo


- Boulevard Shopping: todos os sábados e domingos, a partir das 15h (Praça de Alimentação).


Matérias relacionadas: 


Jovem gasta R$ 1 mil em figurinhas e completa álbum da Copa em 8 horas


Aplicativo ajuda a colecionar figurinhas da Copa do Mundo


Colecionadores reclamam, e Panini promete trocar figurinhas de publicidade


Paixão por figurinhas: morador no Paraná coleciona álbuns raros da Copa

0 comentários: