Navigation Menu

Em busca de novo Maracanazo, Argentina chega ao Brasil sonhando alto

Por Douglas Dayube


Se em 1950, o Uruguai impôs a maior derrota da Seleção Brasileira em um torneio de futebol com o famoso Maracanazo na final da Copa do Mundo sediada por aqui no mesmo ano, outra seleção azul-celeste pode fazer o mesmo na Copa do Mundo de 2014. Trata-se da nossa maior rival, a Argentina, que há anos sem fazer uma boa campanha em um Mundial, vê na conquista da Copa no Brasil como um grande sonho para voltar aos  grandes tempos de Maradona e Batistuta e também para calar o gigante sul-americano em sua própria casa mais uma vez.


Para repetir o feito do Uruguai e se consagrar tricampeã mundial (os outros títulos vieram em 1978 e 1986), a Argentina conta com a geração dos sonhos do meio de campo para frente. Uma geração, que talvez, nem o mais rico clube europeu possa comprar. Lionel Messi, Sergio “Kun” Agüero, Ángel Di Maria e Gonzalo Higuaín fazem os argentinos sonharem mais uma vez em serem donos do mundo. Além de grandes craques, os jogadores fazem os nossos vizinhos  ficarem menos preocupados com a lenta zaga e os fracos  goleiros selecionados para o Mundial.




[caption id="attachment_5524" align="aligncenter" width="365"]Juntos na temporada pré-Copa, os quatro craques argentinos marcaram 73 gols (Foto: Gabriel Priko, MCFC, Uol e Alessandro Bianchi) Juntos na temporada pré-Copa, os quatro craques argentinos marcaram 73 gols (Fotos: Gabriel Priko, MCFC, Uol e Alessandro Bianchi)[/caption]

Talvez o maior pecado dessa Argentina celestial não seja a zaga, mas sim o fato de não contar com a presença do aclamado pelo povo  Carlitos Tevez. Nascido em um dos bairros mais pobres e violentos do país, o El Fuerte Apache, o ex-atacante do Corinthians foi por diversas vezes lembrado pelos populares, que inclusive, fizeram uma marcha pedindo por seu nome. Entretanto, o técnico da equipe Alejandro Sabella não cedeu os clamores populares e não convocou o centro-avante que atualmente joga pela Juventus da Itália. Um luxo que nem todos os técnicos podem se dar.


Na última Copa, os argentinos foram comandados por seu maior ídolo, Diego Maradona, e caíram nas quartas de final, após uma derrota de 4 a 0 para a Alemanha (terceira colocada da competição). Desta vez mais organizada, e contando com o fato de que Lionel Messi, o craque da equipe, começou a jogar bem com as cores azul-celeste e branco, a seleção pode sonhar com uma melhor participação no Mundial do Brasil.




[caption id="attachment_5529" align="aligncenter" width="440"]Muro pintado em El Fuerte Apache foi um dos meios para o povo argentino pedir Carlitos Tevez na Copa (Foto: Martin Ron) Muro pintado em El Fuerte Apache foi um dos meios que o povo argentino encontrou para pedir Carlitos Tevez na Copa (Foto: Martin Ron)[/caption]

Confira agora tudo o que você tem que saber sobre o time da Argentina

O grupo na Copa: Cabeça de chave do grupo F, a seleção de Messi e companhia não deve ter muitos problemas para se classificar em primeiro lugar. Além da estreante Bósnia, o grupo é composto por Nigéria e Irã, que não representam ameaça ao primeiro lugar argentino.


A estreia: O primeiro jogo deve ser o mais difícil para os comandados de Alejandro Sabella. Jogando contra a Bósnia, que, apesar de ser estreante em Mundiais, conta com uma boa equipe e com alguns jogadores que já fazem parte de times tradicionais da Europa, os argentinos podem ter dificuldade para sair com a vitória do Estádio do Maracanã no dia 15 de junho.




[caption id="attachment_5538" align="aligncenter" width="409"]Tabela da Argentina na Copa (Foto: Uolcopa) Tabela da Argentina na Copa (Foto: Uolcopa)[/caption]

O caminho até a final: Sem problemas na fase de grupos, a Argentina pode ter a partir daí um caminho espinhoso até a final. Nas oitavas poderá pegar as boas seleções de Suíça ou França, nas quartas pode ter Bélgica ou Portugal pela frente e enfrentar a Espanha em uma possível semifinal até o jogo decisivo contra Brasil ou Alemanha.


Foto 3 x 4 MessiO craque: Lionel Messi

Pouco aclamado no país por ter vivido a metade da sua vida na Espanha, o craque da Argentina atende pelo nome de Lionel Messi. Eleito quatro vezes seguidas o melhor jogador do mundo pela Fifa, o astro do Barcelona não conseguiu até as eliminatórias para esta Copa repetir o mesmo futebol mostrado em solo europeu na seleção. Com a chegada de Sabella, que montou o time em torno dele, o desempenho do argentino melhorou, garantindo à equipe o primeiro lugar das eliminatórias. Nesta temporada, viveu cercado por lesões, mas, mesmo assim, conseguiu fazer a diferença em campo com os seus 28 gols marcados na Liga Espanhola. Na seleção, são 85 jogos e 35 gols, contando as categorias de base. (Foto: AP)


Ficou de fora: Carlos Tevez

Querido pelos argentinos por sua garra dentro de campo, Carlitos Tevez ficou de fora da lista para a Copa do Mundo, Foto 3x4 Tevezou melhor, da seleção. Desde que Sabella assumiu o comando da equipe, El Apache, como é chamado o atacante, devido a sua ligação com o bairro de mesmo nome, onde nasceu, viu as suas chances de fazer parte do selecionado se tornarem praticamente nulas. Ainda mais após a Copa América de 2011, sediada no país, na qual Tevez saiu como o maior vilão da eliminação diante do Uruguai. Na temporada, Tevez foi o artilheiro da Juventus com 21 gols. (Foto: Divulgação)


Vídeo com a música para pedir Tevez na seleção

http://www.youtube.com/watch?v=oeAU_Ss1WWI

Os convocados:

Goleiros: Augustin Orion (Boca Juniors-ARG), Sergio Romero (Monaco-FRA) e Mariano Andujar (Catania-ITA).


Defensores: Hugo Campagnaro (Inter de Milão-ITA), Pablo Zabaleta (Manchester City-ING), Marcos Rojo (Sporting-POR); José Maria Basanta (Monterrey-MEX), Martin Demichelis (Manchester City-ING), Ezequiel Garay (Benfica-POR), Javier Mascherano (Barcelona-ESP) e Federico Fernadez (Napoli-ITA).


Meio-campistas: Ricardo Alvarez (Inter de Milão-ITA), Lucas Biglia (Lazio-ITA), Auguston Fernandez (Celta Vigo-ESP), Fernando Gago (Boca Juniors-ARG), Ángel Di María (Real Madrid-ESP), Enzo Perez (Benfica-POR) e Maxi Rodriguez (Newells Old Boys-ARG).


Atacantes: Sergio “Kun” Agüero (Manchester City-ING), Lionel Messi (Barcelona-ESP), Rodrigo Palacio (Inter de Milão-ITA), Gonzalo Higuain (Napoli-ITA) e Ezequiel Lavezzi (Paris Saint-Germain-FRA).


Provável time titular: Andujar; Zabaleta, Mascherano, Garay e Rojo; Biglia, Gago e Di Maria; Agüero, Messi e Higuain. Técnico: Alejandro Sabella.


Volte ao Guia e confira as outras seleções


Confira uma galeria de fotos sobre a seleção da Argentina e seus craques 

 

[gallery type="slideshow" link="file" ids="5553,5560,5558,5559,5567,5554,5555"]

 

 

Um comentário: