Navigation Menu

III Prêmio Controversas destaca a qualidade das reportagens vencedoras

Com o objetivo de estimular os estudantes de Jornalismo, o prêmio promete ser marca do evento e ter vida longa na Universidade


Os vencedores do III Prêmio Controversas foram divulgados durante o evento homônimo na última terça-feira, no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. O Concurso é composto por seis categorias: Reportagem para veículo impresso (participação individual ou em dupla), Reportagem para veículo on-line (participação individual ou em dupla), Fotojornalismo (participação individual), Reportagem para telejornal (participação individual, em dupla ou em grupos de até seis alunos), Reportagem para rádio (participação individual, em dupla ou em grupos de até seis alunos) e Produção Gráfica em Jornalismo.

[caption id="attachment_7248" align="aligncenter" width="300"]10407782_792136000846688_3698654897607883287_n Juliana Pimenta e Wesley Prazo na Cerimônia de Premiação[/caption]

A cerimônia, conduzida pelos alunos Juliana Pimenta e Wesley Prado, também contou com professores da casa para a entrega de prêmios e certificados. Na categoria  Reportagem para veículo impresso, as vencedoras foram Fernanda Ramos e Thayane Guimarães, com “Subnotificação de crimes homofóbicos: a face do não visível da violência”. Os jurados foram Consuelo Sánchez, da Comunicação Institucional da Petrobras; João Batista Abreu e Márcio Castilho, professores do Instituto.

Carina Lamonatto e Thais Ximenes foram as autoras da matéria “Arte na pele”, vencedora da categoria Reportagem para veículo on-line. A comissão julgadora foi formada pelas professoras Carla Baiense e Danielle Brasiliense, e Alexandre Gaspari, do portal Rio Capital de Energia. Em Fotojornalismo, a escolhida foi Lizandra Machado, autora de “Enclaves”. Os jurados da categoria foram o renomado fotojornalista Evandro Teixeira e os professores Dante Gastaldoni e Rômulo Corrêa.

[caption id="attachment_7246" align="aligncenter" width="300"]10578158_10205235214703252_833612386_n Enclaves - Lizandra Machado: Morro do Estado visto da cobertura de prédio comercial em 20 de maio de 2014. O morro é uma das maiores favelas de Niterói e abriga uma população de 4.073 pessoas, segundo o Censo de 2010. Considerado um prolongamento natural do centro, sua ocupação é caracterizada pela forte segregação espacial em relação aos bairros vizinhos.[/caption]

Já em Reportagem para Telejornal, os vencedores foram Raíssa Vidal e Lucas Farizel, com “40 anos do celular”. Os jurados escolhidos foram Che Oliveira, repórter freelancer do SBT, além das professoras Renata Rezende e Denise Tavares. Já a matéria campeã da categoria Reportagem para Rádio foi “Luiz Gonzaga, 25 anos sem o rei do baião”, dos alunos Bruno Roncada, Jefferson Júnior, Luiza Gould, Mariana de Carvalho, Mayara Mendes e Mianon Nascimento. Fizeram parte da comissão julgadora as professoras Ana Baumworcel e Helen Britto, além do repórter da CBN, Robson Salles.

http://youtu.be/VN_Akxm2vWs

Reportagem para telejornal premiada - 40 anos de celular

Além dos vencedores, foram consagrados com Menção Honrosa dois alunos em categorias distintas. Em Reportagem para veículo impresso, Francielly Baliana recebeu mérito por “Um gole de Galeano”. "Da lona à rua" rendeu o prêmio em Jornalismo para os alunos Bernardo Oliveira, Luis Pedro Rodrigues e Rebeca Letieri. Puderam se inscrever todos os alunos de graduação em Comunicação da UFF com habilitação em Jornalismo. O Prêmio Controversas de Reportagem tem como objetivo, desde sua criação, reconhecer e estimular o bom trabalho dos estudantes.

0 comentários: