Navigation Menu

O Casarão nº 11


O Casarão está em greve


Não uma greve de braços cruzados, mas uma greve de portas abertas à discussão dos problemas que impactam nossa comunidade. E nada mais urgente e necessário que debater a situação da universidade.

São muitos os problemas que atrapalham a estrutura e o funcionamento, principalmente agora, com o contingenciamento de verbas decretado pelo governo federal. Dentre as várias áreas, uma, em especial, põe em risco a permanência dos alunos: os programas de bolsa universitária. Levantamos os números de concessões em 2015 e em 2014 e o resultado não é animador, principalmente num cenário de expansão do número de vagas
nos cursos.

E num momento crítico da sociedade, em que a intolerância e o preconceito espreitam a democracia, nossas páginas se abrem para discutir as novas configurações familiares e a contribuição das telenovelas no debate sobre a diversidade sexual.

Falando em preconceito, nossa capa vai contemplar a aprovação da polêmica PEC 171/93, que reduz a maioridade penal para os 16 anos e questionar: em que medida o medo da violência se encontra com a marginalização histórica do negro no Brasil.

E para completar, uma reportagem especial vai mostrar um projeto da UFF que atende jovens quilombolas e ribeirinhos da cidade de Oriximiná, interior do Pará, num curso pré-vestibular. Gente que cruza um rio para ficar mais perto de um sonho.

E você, onde seus sonhos se cruzam com os nossos?

Entre, aprecie e sinta-se em casa. Leia aqui.

0 comentários: