Navigation Menu

Conselho da UFF pode aprovar a EBSERH nesta quinta-feira (21) sem consulta à comunidade acadêmica

O presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antônio Pedro, Tarcísio Rivelo, convocou para esta quinta-feira (21/01) uma reunião extraordinária para que seja votado o parecer favorável à adesão da universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A reunião acontecerá fora da universidade, no espaço da Procuradoria Federal de Niterói, às 10h, sem permissão à participação ampla da comunidade acadêmica.

Estudantes, membros da Associação Sindical de Docentes da UFF (ADUFF) e do Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFF (SINTUFF) se opõem à decisão, e farão um ato às 7h, em frente ao prédio da Procuradoria Federal, para impedir que a votação seja feita de forma arbitrária. Os estudantes pedem a convocação de um plebiscito que envolva a comunidade acadêmica e os usuários do Hospital Universitário.

[gallery ids="8578,8577,8576" type="rectangular" orderby="rand"]

A discussão vem sendo travada na UFF há cerca de 5 anos e, desde então, grande parte dos funcionários e estudantes da área da saúde se posicionam contra a entrada da empresa pública de direito privado na universidade. Não é a primeira vez, no entanto, que essa decisão pode ser tomada de forma antidemocrática.
Confira o relato de Keilla Camello, coordenadora geral da SINTUFCe,  sobre as atuais condições do Hospital Universitário e da Maternidade Escola da UFC, após adesão a EBSERH.

Em dezembro do ano passado, 2015, a Ebserh foi aprovada para assumir a gestão do Hospital Universitário Gaffrée e Ginle, ligado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), sem o referendo do Conselho Universitário, instância máxima de deliberação da instituição. Também na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a votação ocorreu em um Centro de Treinamento da Polícia Militar, para impedir a manifestação de estudantes e trabalhadores contrários à decisão.

A Procuradoria Federal fica no 7º andar da Rua São Pedro nº 24, no Centro de Niterói.
Confira a lista que a página Ocupa UFF elaborou no final do ano passado apresentando 9 motivos para barrar a EBSERH.

Ato em defesa do Hospital Universitário Antônio Pedro e contra a EBSERH

Data: 21/01/2016

Hora: 7h

Local: Rua São Pedro, 24, Centro, Niterói - RJ

Evento: https://www.facebook.com/events/950711011681982/

 

 

0 comentários: