Navigation Menu

Ato unificado em defesa da educação

[youtube https://youtu.be/ztY1m25BMeY]

No dia 1° de Junho de 2016 professores e estudantes da rede estadual da educação se uniram em uma manifestação no centro de Niterói para exporem suas pautas e abrirem diálogo com a população. O ato simbolizou a unificação da luta de professores grevistas e estudantes de várias escolas ocupadas em defesa de melhorias na educação pública. Após Assembleia Local realizada no Colégio Estadual Pinto Lima, a manifestação percorreu as ruas do centro e chegou até as barcas.


Nesse momento os manifestantes foram impedidos de permanecerem no local com justificativa dada pelos guardas municipais de que o carro de som não poderia ocupar a calçada. Por esse motivo todos caminharam em direção à Av. Visconde do Rio Branco, onde deram continuidade ao ato. Depois de discussão e negociação com guardas municipais e operadores de trânsito foi permitida a permanência do carro na calçada e a manifestação seguiu como organizada anteriormente.


As principais pautas reivindicadas são o reajuste salarial, redução da carga horária de 40 para 30 horas, melhorias na infraestrutura de escolas e eleições diretas de diretores. A greve dos professores do estado já completa 90 dias e ao mesmo tempo as ocupações das escolas seguem sem previsão de término. Ambas as partes esperam por posição do governo e da Seeduc (Secretaria Estadual de Educação) frente as reivindicações expostas. O secretário de governo Afonso Monerat marcou para terça-feira, dia 7, um encontro para apresentar um documento oficial ao Sepe (Sindicato dos Professores Estaduais).

0 comentários: