Créditos: PELC
Por: Mariana Moebus.
Um desses projetos é o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que tem como eixo central o incentivo e oferecimento de atividades físicas e culturais gratuitas e sem restrição para participação. O programa foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) em parceria com o Ministério do Esporte e funciona com a implantação de núcleos nas cidades, nas áreas rurais e também em comunidades indígenas.
De acordo com o levantamento do IBGE 2015, cerca de 60% da população brasileira está acima do peso. Doenças como diabetes e hipertensão também contam com números preocupantes, 6,2% e 21,4% da população adulta, respectivamente. Esses dados, além de estarem diretamente relacionados com a falta da atividade física e esportiva, também podem se ligar com o não recebimento de orientação e supervisão profissional na prática: cerca de 71,7% dos praticantes de atividade física não recebem orientação de profissionais ( IBGE 2013). O professor de educação física, Jonathan de Campos Arantes, destaca que “ Hipertensão, osteoporose, obesidade, problemas cardíacos e articulares devem ser levados em consideração quando o aluno começa a praticar exercícios físicos. Sem uma devida orientação profissional, os resultados podem acabar piorando a saúde do praticante”.
O professor destaca ainda que a atividade esportiva e física é importante também para a inclusão social e educação, envolve a aquisição de disciplina, respeito, senso de coletividade, dedicação, aceitação social, normas e também estimula o rendimento escolar. “A principal importância da atividade física e do esporte em relação à inclusão social está justamente na porta que se abre para mudar a realidade daquele aluno, dando a possibilidade de alcançar seus objetivos por meio do esporte, como também a construção do caráter, em relação ao respeito as regras, a problemática da vitória e derrota, entre outros”, afirma.
Os dias e horários das atividades do PELC podem ser encontrados na página oficial do facebook ( PELC UFF- Núcleo Faculdade de Direito), a inscrição é gratuita por meio da assinatura de um termo de responsabilidade.
Créditos: PELC
0 comentários: