Navigation Menu

Saiba como vai funcionar o calendário dos editais do PIBID e Residência Pedagógica

Retranca 2 - PIBID
Acervo Fiocruz


Para inscrição das universidades nos novos editais do PIBID e Residência Pedagógica, foi aberto um período destinado à solicitação e habilitação de senha para acesso ao SiCapes, que devem ser feitas entre 27 de março a 26 de abril, segundo última alteração dos editais.  No PIBID, o segundo passo é a inserção do currículo dos coordenadores institucionais e de área na Plataforma Freire. O primeiro coordena o projeto geral da instituição de ensino superior e o segundo caracteriza-se por docentes da licenciatura que articulam os subprojetos. Em relação ao Residência Pedagógica é exigido o mesmo processo, mas uma nomenclatura se diferencia. No lugar do coordenador de área, tem-se a figura do docente orientador, responsável por auxiliar no estágio do aluno.

A Plataforma Freire é um portal que integra os professores às instituições de rede de ensino básico. Criada pelo MEC, exige a realização de um cadastro para que os docentes possam inscrever seus currículos, escolher cursos e também se manter informados. O processo de inserção dos currículos no portal  ocorreu entre 7 de março e 27 de abril.

Segundo a professora Amélia Cristina, existe, ainda, uma outra plataforma da própria universidade, onde há a contagem de pontos de cada professor para estabelecimento do critério de escolha quando, por exemplo, há um número maior de docentes interessados em desenvolver subprojetos do que de vagas disponíveis para tais. A próxima etapa é a inscrição das propostas de subprojetos no SiCapes, que, entre 4 de abril e às 18h do dia 30 do mesmo mês (horário oficial de Brasília), ocorreu, desde que posteriormente à inserção dos currículos na Plataforma Freire.

O resultado final destas duas fases tem previsão para o 29 de maio. Outros dois cenários seguintes permeiam acerca das redes de ensino que tenham interesse em integrar os projetos. Uma terceira seleção se caracteriza pelo envio do Projeto Institucional, tanto do PIBID quanto do Residência Pedagógica, podendo ocorrer do dia 13 de junho até às 18h de 13 de julho. O resultado da análise destes projetos será divulgado em 30 de julho. Os editais têm vigência de 18 meses e podem ocorrer alterações nas datas, assim como já observado desde sua divulgação. No entanto, até então, não houve mudança acerca da previsão de início para o projeto, dia 1º de agosto. A UFF confirmou, por e-mail, sua inscrição e interesse na participação dos dois programas.

0 comentários: