Navigation Menu

Sala Multiuso: IACS inaugura sala com piso adequado para atividades de corpo

Por Sasha Lima
No primeiro semestre de 2018 foi inaugurada a sala Moacy Cirne, C100, no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), para suprir necessidades de alunos e professores que buscavam um espaço adequado para práticas de corpo.
Há alguns anos, com a instauração do Plano de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a UFF cresceu em número de funcionários e alunos, mas o IACS já não supre as necessidades de espaço devido a esse crescimento e a não conclusão das obras do novo instituto. Com novos cursos que exigem estrutura para atividades de corpo, os espaços da universidade estavam sendo disputados para atender grupos que demandam salas grandes, mas o IACS conta com apenas duas salas maiores, Moacy Cirne e Interartes, sala de aula e auditório respectivamente.
Após reclamações de professores e alunos por falta de espaço e lesões corporais, a universidade decidiu atender pedidos e transformar a maior sala de aula, Moacy Cirne, em sala multiuso ao adequar seu piso para as atividades. A alteração no espaço teve aprovação do colegiado, que conta com professores e representantes de departamentos. Segundo o professor do departamento de Artes Luiz Mendonça: “A gente trabalhou em função de atender a demanda dos cursos. É uma sala com espaços múltiplos, precisamos dessa flexibilidade. Temos que pensar que algumas aulas trabalham com dinâmicas, existem várias aulas com atividades de corpo e é isso que o instituto está oferecendo, uma sala que pelo menos tenha conforto”.
Há cerca de 2 meses em funcionamento, a sala tem sido usada para aulas de técnicas de corpo, ensaios de coral, teatro e outros. Apesar de priorizar agendamento para aulas curriculares, o instituto abriu seu espaço para usos externos, como eventos. A agenda fica disponível em seu site, onde também está o e-mail para marcação de atividades no espaço.
Foram cerca de 25 mil reais gastos, porém nesse valor estão inclusas outras manutenções feitas no IACS, como construção de horta na entrada, cobertura de cisterna e divisórias de setores.
Em conversa com o diretor Kleber Mendonça sobre queixas quanto à falta de salas de aula, ele afirma: “A C100 é uma sala de aula, apenas não é parecida com a sala de aula tradicional que a gente tem, mas é fácil entender que o laboratório de fotografia é uma sala de aula para o aluno de fotojornalismo e que o estúdio de cinema é uma sala de aula para o aluno de cinema. Então uma sala que a pessoa possa fazer uma atividade de corpo sem machucar a perna é uma sala de aula para o aluno de artes, de expressão corporal e de produção cultural. A importância de uma sala multiuso é que estamos entendendo que somos um Instituto de Arte e Comunicação Social”.
O diretor também aponta a importância do espaço de reunião e atividades que não seja necessariamente pedagógico, mas voltadas para questões de corpo e saúde mental dos alunos, que passam por constantes cobranças dentro da universidade.
No fim do semestre, o Núcleo de Comunicação Institucional e Cultura (NCIC) preparará um relatório do uso do espaço com avaliação de quais atividades estão sendo mais realizadas e quem busca pelo espaço, além da demanda. Após o relatório, o instituto analisará se há necessidade de qualquer alteração do esquema de uso para que atenda melhor a todos.
Foto: Sasha Lima

0 comentários: