A última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, mostrou que depois de anos de crescimento, a obesidade e o excesso de peso estagnaram nas capitais. Os hábitos dos brasileiros tem sido mais saudáveis, porém quase 1 em cada 5 brasileiros são obesos, e mais da metade da população (54%) do país está com excesso de peso.
Em entrevista para o site, a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS), do Ministério da Saúde, Fátima Marinho declara que é necessário ficar atento aos hábitos saudáveis. “Mesmo com esta tendência a estabilidade e com o crescimento de pessoas que praticam atividade física e que estão consumindo alimentos mais saudáveis, não podemos deixar de continuar vigilantes.”, declara.
Embora os dados do Ministério da Saúde afirmem que as práticas de atividade física no tempo livre aumentaram em 24%, de 2009 a 2017, através do levantamento feito em setembro de 2018 com 212 alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) apontou que o sedentarismo ainda é marcante na vida de jovens universitários.
Apenas 36% dos alunos disseram praticar algum exercício, enquanto cerca de 64% não praticam nenhum tipo de atividade, o que pode ser preocupante já que o sedentarismo acarreta em doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
E apesar de haver diversas possibilidades de driblar o sedentarismo com as atividades oferecidas na UFF, apenas cerca de 10% dos alunos entrevistados praticam atividades pela instituição.
Uma forma dos alunos se exercitarem em determinados cursos é através das atléticas, . Em entrevista com o aluno do sexto período de publicidade e vice-presidente geral da Atlética de Artes e Comunicação Social (AACS), Lucas Gomes, que existe desde 2012. De acordo com ele, arquivologia e biblioteconomia são cursos que entraram no ano de 2018, mas que já eram demanda no IACS, e a entrada dos dois contribuiu para a abrangência da atlética. Além desses, também é composta pelos cursos de Publicidade, Jornalismo, Artes, Cinema, Estudos de Mídia, Produção Cultural, Arquitetura e Desenho Industrial.
“A atlética funciona com seis modalidades esportivas coletivas: futebol de campo, futsal, futebol, handball, vôlei e basquete. E apenas no futebol de campo só há time masculino. Além do jit jitsu e tênis de mesa” declara Lucas.
"Os jogos acontecem em todos os semestres, e a principal competição é o JUCS, que acontece em abril ou maio, dependendo do ano".
Para o aluno começar a se exercitar pela atlética é simples, “Para participar das equipes é só ir nos treinos. A AACS é bem aberta, basta querer participar e ajudar, mas é necessário ter comprometimento.” ressalta o vice-presidente geral.
Todas as informações da Atlética podem ser procuradas na página do Facebook ou através dos membros e coordenadores da equipe para informar sobre o assunto ou auxiliar quando algum aluno tiver interesse em entrar nas equipes.
Além disso, “Existe o AACS DAY que acontece na quinta da semana do trote, com o intuito de apresentar a Atlética para os calouros, a primeira forma de contato dos novos universitários com a Atlética.”, conta Lucas Gomes.
Há também possibilidades pelo curso de Educação Física da universidade, onde são oferecidas matérias eletivas para os alunos. No período de 2018.2 foram abertas vagas para aulas de Yoga, Natação, Condicionamento físico e corpo e corporeidade. Em todos os períodos são abertas novas vagas. É possível buscar informações sobre horários e professores das atividades oferecidas no site do departamento .
Uma outra forma de se exercitar é através das aulas de Ba Dua Jin oferecidas pela professora Jin Li no pilotis do bloco A, no Gragoatá, às quintas-feiras, 18 horas.
0 comentários: